Concurso de DJ Anima Queima das Fitas no Porto

A FAP, Federação Académica do Porto, organizou no ano de 2016 o III Concurso de DJ da Queima das Fitas do Porto.

Qualquer estudante do Porto, com um mínimo de conhecimentos da função de DJ, pôde candidatar-se e exibir as suas habilidades na mistura de sons e na animação de multidões. Foram muitos os concorrentes que enviaram a maquete de 30 minutos requerida pela organização da FAP, tendo-se revelado alguns novos talentos.

Os critérios de escolha passavam pela seleção musical, técnica de execução, animação e interação com o público durante as atuações. Sim, porque após uma pré-seleção inicial, os melhores candidatos tiveram a oportunidade de atuar perante um público entusiasta.job_interview_0001

Este concurso é uma forma de envolver a comunidade académica da cidade do Porto nas festas da Queima das Fitas. Os estudantes, desde que amadores sem vínculos ou contratos discográficos, têm a possibilidade de evidenciar os seus talentos perante os colegas.

Os pré-selecionados para a fase final foram: 9T2, DJ Diogo Oliveira, NIAU, No Expression, Thomas Matthews e Vagaro & Dann. A grande final teve lugar no bar Porto Tónico, a 17 de março, tendo o vencedor sido Diogo Oliveira. Foi ele o escolhido para animar a entusiástica multidão no Queimódromo da cidade invicta.

Após um início hesitante, com o público um pouco recatado devido à chuva que caía incessantemente, Diogo Oliveira foi conseguindo, de música para música, pôr os estudantes a mexer, e a plateia que no começo se encontrava vazia rapidamente se encheu, chegando às duas ou três mil pessoas.

Tais atividades, concursos e “workshops” são de acentuada importância para divulgar uma imagem positiva e construtiva do mundo académico para o exterior, captando a atenção de jovens que poderiam pensar que um curso superior é feito apenas de estudo e exames. Não é. E a Federação Académica do Porto é dos dos melhores exemplos de como se pode aliar a diversão ao estudo.