Criação do Próprio Emprego

Trabalhar por conta própria é o sonho de muitos dos que ingressam no mercado de trabalho ou que, sendo já experientes, ambicionam por novos desafios e uma maior valorização pessoal.

Abordamos neste “website” algumas das possibilidades de trabalhar a partir de casa, mas esse é apenas um nicho do universo de profissões que permitem que se trabalhe por conta própria, quer de forma individual, quer com uma empresa com um ou mais empregados.

Pode optar por trabalhar em regime de “freelancer”, utilizando por exemplo os recibos verdes, ou poderá chegar à conclusão de que o que melhor se adequa aos seus objetivos e aspirações é a criação de uma PME, uma pequena ou média empresa.images-38

Antes de mais, é importante estabelecer um projeto bem definido. Se procura entrar no mundo empresarial, deverá fazê-lo com um plano sólido e bem estruturado. Caso a intenção seja recorrer a apoios do Estado ou de outras instituições, então um plano de negócio detalhado será essencial para a sua aprovação.

Comece por verificar as condições do mercado, acima de tudo prestando atenção àquilo que outras empresas semelhantes já estão a oferecer.

O que distingue as empresas que estão a ter sucesso daquelas que enfrentam maiores dificuldades? O que pode fazer para sobressair no mercado e atrair clientes? Que riscos está disposto a correr? Estas são algumas das perguntas que se deve colocar, antes mesmo de dar início à criação de uma empresa.

Recomenda-se que aborde várias instituições bancárias, para saber das suas condições de financiamento. Depois de ter recolhido toda a informação necessária, escolha a proposta que mais lhe agrada e compare-a com o que o Estado proporciona.

Encontra informação sobre os apoios e incentivos do Estado em locais como o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional – ou o Balcão 2020, onde é disponibilizado tudo o que necessita de saber sobre os financiamentos disponíveis até ao ano de 2020.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *