Networking: O Que é e Qual a Sua Importância

A língua portuguesa já adotou esta palavra, ou não fosse ela uma das mais importantes, nos dias que correm, para quem procura ingressar ou progredir numa determinada carreira profissional ou no mercado de trabalho em geral.

Networking quer dizer, numa tradução à letra, trabalhar em rede. Consiste no estabelecimento de contactos, relacionamentos pessoais, normalmente a nível académico ou profissional. O objetivo do networking é a partilha de informação, recursos, experiências e oportunidades. No fundo trata-se de um esforço conjunto com um fim partilhado, em comum.images-37

Há alguns anos, alguém em posse de uma licenciatura tinha praticamente um emprego garantido. No entanto, em duas ou três décadas, tudo se alterou e hoje em dia todos os anos saem para o mercado várias centenas de licenciados em Direito, por exemplo. Como é óbvio, o mercado não consegue acomodar tal enchente, e a diferenciação dos candidatos faz-se por mais do que um canudo ou média final de curso.

Mais do que a proverbial “cunha”, conhecer a pessoa certa no lugar certo pode ser a forma de encontrar o reconhecimento devido das nossas capacidades e habilitações, que nos distingue dos outros milhares de trabalhadores e futuros trabalhadores com qualificações semelhantes.

Para além de ter um bom currículo, um candidato deve ter bons contactos. As redes sociais e os conhecimentos estabelecidos ao longo do percurso académico e/ou profissional são meios cada vez mais importantes para a obtenção de uma boa posição no mercado de trabalho.

Existem estudos que mostram que até 70% dos lugares preenchidos no mercado de trabalho não chegam a ser anunciados. O candidato depende dos seus contactos ou de uma candidatura espontânea para poder saber da existência de tais oportunidades.

Posto isto, recomendamos que comece já hoje a “colecionar cartões”, a frequentar ações de formação, congressos, atividades na sua área e que expanda a sua rede de conhecimentos. Afinal,

nunca se sabe quando aparecerá um lhe poderá ser útil, ou mesmo quando poderá vir a ser útil a alguém.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *