Universidades Seniores

Diz o ditado popular que “Burro velho não aprende línguas”. Tal provérbio pretende traduzir que uma pessoa de avançada idade já não está apta a aprender algo de novo, já estagnou na vida ou, ainda pior, se encontra num estado de degradação irreversível, a ficar senil, com a perda de qualidades e capacidades motoras e cognitivas. Porém, nada poderia estar mais longe da verdade!

Não só o conceito de “velho” se distancia daquilo que era há ainda poucos anos, como também se tem vindo a verificar um aumento exponencial de cidadãos da terceira idade que se mantêm ativos e procuram preencher os seus dias com atividades lúdicas, desportivas e mesmo de aprendizagem, desde os níveis mais básicos até ao ensino superior.

A população sénior em Portugal está a aumentar, mas verifica-se uma tendência para um envelhecimento diferente do de há uma ou duas gerações.job-interview-156130_960_720

As universidades seniores são estabelecimentos de ensino (ou departamentos de outros estabelecimentos já existentes) que se focam no lecionamento de cursos para cidadãos da terceira idade.

Estudos recentes indicam que quem frequenta tais cursos tende a sentir-se mais satisfeito com a sua vida e a não acusar tanto sinais de solidão, algo que muitas vezes caracteriza estas idades.

Os estudantes seniores criam novos laços de amizade e companheirismo, o que leva o âmbito destas instituições para lá do ensino, com uma vertente social muito vincada.

Existem atualmente em Portugal cerca de 500 universidades seniores e os números de inscritos, embora não oficiais, estão estimados em cerca de 50.000.

A maioria dos inscritos ingressa nas universidades seniores para aumentar os seus conhecimentos em determinada área, enquanto outros procuram uma forma de se manterem ativos do ponto de vista cognitivo. A ocupação do tempo livre e a maior interação social surgem como os motivos adicionais para a inscrição dos seniores nestes cursos.

A imagem do velhinho isolado começa, assim, a deixar de ser uma fatalidade. As universidades seniores proporcionam uma alternativa saudável e estimulante para os cidadãos mais velhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *